Conservação
Zambujo reCover: restauro ecológico no Tejo Internacional
Um eucalipto está, pela primeira vez desde que Portugal elege uma Árvore do Ano (2018), em competição pelo primeiro lugar. O eucalipto de Contige, considerado como uma das maiores árvores do país, foi nomeado pela Junta de Freguesia de Sátão, Viseu. A votação, da qual surgirá a árvore que representará Portugal no concurso internacional Tree of the Year 2023, decorre até às 23h59 de 5 de janeiro de 2023, e há muitos motivos para nele votar.
Charcos temporários mediterrânicos são oásis de vida
Se avistar um espelho de água num lugar inusitado – seco ou arenoso, por exemplo – é provável que seja um charco temporário. Embora a água seja uma presença efémera, ela é vital para manter os charcos temporários mediterrânicos como preciosos oásis de biodiversidade.
À descoberta dos cogumelos na Quinta de São Francisco
Abrigadas pela sombra das copas, entre a folhagem que se acumula no chão e mesmo em troncos mortos, há mais de 50 espécies de cogumelos na Quinta de São Francisco. Descubra algumas destas maravilhas micológicas, umas venenosas, outras comestíveis e outras ainda de aspeto, no mínimo, peculiar.
Veados na Serra da Lousã: uma reintrodução exemplar
Na década de 1990, os veados estavam extintos no interior centro de Portugal. Em 2022, esta região conta com uma população de mais de três mil Cervus elaphus. Nos bastidores da mudança esteve o programa de reintrodução de veados na Serra da Lousã, que o biólogo Carlos Fonseca integrou desde o primeiro momento.
Identificar habitats e espécies nas florestas Navigator
A identificação de novos habitats e espécies nas florestas Navigator tem vindo a ampliar-se ano-após-ano, graças ao Programa Anual de Monitorização implementado. Saiba como é feito este trabalho que, em 2022, já permitiu identificar mais de 240 espécies de fauna e de 800 espécies e subespécies de flora, além de múltiplos habitats prioritários para a conservação.