Conservação
Navigator intervém na Serra da Malcata
Na Reserva Natural da Serra da Malcata, mais concretamente na propriedade dos Alísios, a The Navigator Company está a fazer uma intervenção que levará ao desbaste de árvores resinosas. Este desbaste ajudará a criar espaço para que haja a regeneração natural de espécies autóctones, tudo em prol da conservação de uma área de 205 hectares.
O papel das árvores monumentais na vida da floresta e do planeta
São precisos muitos anos, por vezes séculos, para uma árvore alcançar o tamanho que lhe dá o estatuto de árvore gigante, monumental ou notável. Seja qual for a denominação escolhida, a verdade é que “a natureza sabe o que faz” quando se trata de preservar a biodiversidade dos espaços florestais e por isso mesmo há uma razão para tamanha magnificência destas espécies.
Herdade de Espirra aumenta a sua biodiversidade
Há muito que a The Navigator Company se dedica a conservar os espaços florestais sob a sua gestão, reabilitando-os. Numa altura em que os polinizadores se encontram em declínio a nível mundial, a Herdade de Espirra está a realizar sementeiras para atrair, também, insetos. Acima de tudo, o projeto pretende contribuir para o aumento da biodiversidade que é tão importante para o equilíbrio dos ecossistemas.
Navigator e Floradata inventariam Sudoeste Alentejano e serra de Monchique
Em pareceria com a The Navigator Company, a Floradata levou a cabo em abril de 2023 uma inventariação no Sudoeste Alentejano e na serra de Monchique. Com o objetivo de confirmar os dados previamente recolhidos, mas também atentas à possível ocorrência de novas espécies faunísticas e florísticas que possam estar ameaçadas, a partir das conclusões desta inventariação nascerão novas medidas concretas para a sua preservação.
Tritão-de-ventre-laranja: vive na terra e reproduz-se na água
Endémico da Península Ibérica, o tritão-de-ventre-laranja (Lissotriton boscai) é uma das várias espécies de fauna que habitam nas propriedades geridas pela The Navigator Company. Por viver entre dois mundos, em terra e na água doce, procura habitats como as florestas onde existam cursos de água.
Floresta do Saber exibe espólio da Xiloteca Albino de Carvalho
A exposição “Madeiras de Portugal” chega ao laboratório Floresta do Saber, em Aveiro, integrando amostras da coleção principal e da coleção de eucaliptos da Xiloteca Albino de Carvalho. As 78 amostras estarão em exibição neste laboratório, para integrante da Quinta de São Francisco, até setembro de 2023.