Zambujo reCover: restauro ecológico no Tejo Internacional
Aumentar o valor ambiental dos habitats florestais naturais e seminaturais do Zambujo, propriedade da Navigator localizada em Idanha-a-Nova, em pleno Parque Natural do Tejo Internacional, é o objetivo traçado pela iniciativa Zambujo reCover, que vai proceder ao restauro ecológico de uma área equivalente a cerca de 150 campos de futebol.
À descoberta dos cogumelos na Quinta de São Francisco
Abrigadas pela sombra das copas, entre a folhagem que se acumula no chão e mesmo em troncos mortos, há mais de 50 espécies de cogumelos na Quinta de São Francisco. Descubra algumas destas maravilhas micológicas, umas venenosas, outras comestíveis e outras ainda de aspeto, no mínimo, peculiar.
Veados na Serra da Lousã: uma reintrodução exemplar
Na década de 1990, os veados estavam extintos no interior centro de Portugal. Em 2022, esta região conta com uma população de mais de três mil Cervus elaphus. Nos bastidores da mudança esteve o programa de reintrodução de veados na Serra da Lousã, que o biólogo Carlos Fonseca integrou desde o primeiro momento.
Fungos: um imenso reino a desvendar e proteger
Não são plantas nem animais, embora desempenhem papéis igualmente determinantes no equilíbrio dos ecossistemas. Falamos do reino dos fungos (fungi) que tem nos cogumelos os seus mais conhecidos representantes, mas que tem muito mais para desvendar.
Identificar habitats e espécies nas florestas Navigator
A identificação de novos habitats e espécies nas florestas Navigator tem vindo a ampliar-se ano-após-ano, graças ao Programa Anual de Monitorização implementado. Saiba como é feito este trabalho que, em 2022, já permitiu identificar mais de 240 espécies de fauna e de 800 espécies e subespécies de flora, além de múltiplos habitats prioritários para a conservação.
Da fotoarmadilhagem às redes de neblina
Como sabemos quais as espécies que temos em Portugal, em que regiões se encontram e qual a sua abundância? Conhecer esta informação com 100% de detalhe em todo o território é missão impossível, mas há várias abordagens e equipamentos que ajudam a identificar que espécies ocorrem em determinadas áreas de amostragem. Conheça alguns exemplos usados para detetar mamíferos, da fotoarmadilhagem às redes de neblina.
Luis Ferreira: fotografar a natureza é um ‘jogo da caça’
Natureza, outdoor, aventura, viagem. O multifacetado Luis Ferreira desdobra-se em géneros fotográficos, mas como confessa ao Biodiversidade.com.pt é a captação de imagens de animais que lhe faz brilhar os olhos. Para ele, as fotos são, também, uma forma de educar e sensibilizar para a preservação.