Fungos: um imenso reino a desvendar e proteger
Não são plantas nem animais, embora desempenhem papéis igualmente determinantes no equilíbrio dos ecossistemas. Falamos do reino dos fungos (fungi) que tem nos cogumelos os seus mais conhecidos representantes, mas que tem muito mais para desvendar.
Da fotoarmadilhagem às redes de neblina
Como sabemos quais as espécies que temos em Portugal, em que regiões se encontram e qual a sua abundância? Conhecer esta informação com 100% de detalhe em todo o território é missão impossível, mas há várias abordagens e equipamentos que ajudam a identificar que espécies ocorrem em determinadas áreas de amostragem. Conheça alguns exemplos usados para detetar mamíferos, da fotoarmadilhagem às redes de neblina.
Luis Ferreira: fotografar a natureza é um ‘jogo da caça’
Natureza, outdoor, aventura, viagem. O multifacetado Luis Ferreira desdobra-se em géneros fotográficos, mas como confessa ao Biodiversidade.com.pt é a captação de imagens de animais que lhe faz brilhar os olhos. Para ele, as fotos são, também, uma forma de educar e sensibilizar para a preservação.
O risco de extinção e os diferentes níveis de ameaça
Já reparou nas expressões “espécie vulnerável”, “em perigo” ou “extinto na natureza” associadas a algumas espécies? A perda de biodiversidade tornou mais frequente ouvirmos estas classificações. Conheça a categorização criada pela União Internacional para a Conservação da Natureza, o seu significado e importância para determinar o risco de extinção de uma espécie.
Boas e menos boas notícias no Livro Vermelho dos Mamíferos
No último trimestre de 2022 será possível conhecer melhor o estado de conservação e o estatuto de ameaça de perto de oito dezenas de mamíferos terrestres e marinhos naturalmente presentes no nosso território, graças ao novo Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental.
Projeto WildForests estuda mamíferos em florestas plantadas
As áreas protegidas no mundo são importantes para travar a perda de biodiversidade, mas para a conservar é necessário olhar também para as áreas alteradas pela ação humana e perceber como reduzir os impactos das nossas atividades na vida das outras espécies. Foi este o ponto de partida do projeto científico WildForests, centrado na presença de mamíferos em florestas plantadas com eucalipto.