Plantas
Camélia, paisagista do inverno
A camélia, cientificamente conhecida como Camellia japonica, é de origem japonesa, mas distribui-se naturalmente por outras zonas da Ásia como a China e a Coreia. É uma entre as mais de 200 espécies pertencentes ao género Camellia, da grande família Theaceae, onde também se pode encontrar o chá (C. sinensis).
A mestria na arte da defesa pesso…vegetal
A aparência frágil de uma planta pode levar-nos a acreditar, numa primeira instância, que esta se encontra desequilibradamente vulnerável perante os seus inúmeros predadores. Na verdade, o que estamos prestes a descobrir é que as plantas são dotadas das mais impressionantes mecânicas de defesa, fulcrais no combate aos perigos com que se deparam no decorrer da sua – não tão sossegada – vida.
Por um Natal em harmonia com a Natureza: não colha, cuide
O Natal é aquela época do ano em que as casas se enchem de luzes, decorações brilhantes e… tradições que, à primeira vista, parecem inofensivas. Mas o que sempre pareceu mágico e encantador, pode, na verdade, ser um revés para a biodiversidade. Venha saber do que estamos a falar.
Alecrim, um aroma que chega a todo o lado!
O alecrim, conhecido por Salvia rosmarinus, é uma erva aromática mediterrânica que tem tantos nomes quanto aplicações. Recentemente – e como o segundo nome latim indica – foi induzida no género da espécie da Salvia (Salvia officinalis), que também pertence à família Lamiaceae. Encontramo-la ao longo de todo o Mediterrâneo e em Portugal habita sobretudo o centro e o sul do país e o arquipélago dos Açores.
O derradeiro gigante da nossa flora
Há algo de majestoso no castanheiro (Castanea sativa), uma árvore que parece desafiar o tempo, interligando a sua história à das gentes e dos lugares por onde cresceu. Com o seu porte robusto e a copa ampla, não é apenas mais uma árvore na nossa paisagem. É um símbolo de perseverança, durabilidade e um fornecedor incansável de recursos e tradições. Conheça-o neste artigo.
Uma anémona que prefere a terra
A Anemone trifolia subsp. albida (segundo alguns autores Anemonoides trifolia subsp. albida), comummente, apelidada de anémona-dos-bosques é uma subespécie da Anemone trifolia. Pertencente à família Ranunculaceae, é endémica da Península Ibérica, e pode ser encontrada, em Portugal, nas regiões do Minho, no Litoral do Douro, nas Beiras e em Trás-os-Montes.