Pequeno em tamanho, mas facilmente reconhecível pelas suas cores exuberantes, o chapim-azul (Cyanistes caeruleus), é uma das aves mais emblemáticas da avifauna nacional. Pertencente à família Paridae, é destemida e irrequieta por natureza, movimentando-se facilmente por entre os ramos das árvores à procura de insetos, a base da sua alimentação.
Com um comprimento de cerca de 12 centímetros e um peso que raramente ultrapassa os 12 gramas, esta ave destaca-se pela sua plumagem vibrante. Na cabeça parece ostentar um barrete azul, que contrasta com o branco das faces e a fina linha negra que atravessa os olhos, parecendo uma mascarilha. O dorso é verde-azeitona, enquanto as asas e a cauda são azuis. O peito e o ventre variam entre o amarelo vivo e o branco. O bico e as patas são cinzentas escuras. Os juvenis no Verão possuem bochechas amarelas e boné verde acinzentado.
Amplamente distribuído pela Europa, estendendo-se até ao noroeste de África e partes da Ásia ocidental, em Portugal, o chapim-azul pode ser encontrado em praticamente todo o território, preferindo áreas florestadas, parques e jardins urbanos. As florestas de carvalhos, pinheiros e eucaliptos, montados e locais com árvores antigas são especialmente atrativas para esta espécie.