Biogaleria

Conheça a Espécie

Cheirolophus uliginosus

Classificada em Portugal como “quase ameaçada”, a Cheirolophus uliginosus é uma espécie única da Península Ibérica e pode ser encontrada perto das zonas litorais.

É raro termos a oportunidade de observar a Cheirolophus uliginosus, uma planta herbácea pouco frequente e sem nome comum, que é única (endémica) da Península Ibérica e que está classificada como “Quase Ameaçada” na Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal.

Apesar de pouco frequente, quando estamos perante um exemplar adulto de Cheirolophus uliginosus, ele pode não passar despercebido, porque pode ser mais alto do que um ser humano: o seu caule pode elevar-se aos dois metros e meio. Outro dos elementos mais distintivos desta planta assenta na sua vistosa flor em tons cor-de-rosa. Esta cor vibrante sobressai entre abril e agosto, época em que têm sido observadas em Portugal plantas em floração.

Em Espanha, onde é uma espécie ainda mais rara, a Cheirolophus uliginosus está classificada no Libro Rojo de la Flora Vascular Española como “criticamente em perigo ”. Ainda assim, alguns núcleos da espécie podem ser observados no sudoeste do país, nomeadamente, na província de Huelva.

Já em Portugal Continental, onde é conhecido um número ligeiramente superior de populações, a Cheirolophus uliginosus está presente de forma dispersa por quase todas as regiões do litoral, principalmente nas margens das linhas de águas, orlas de matos ou prados húmidos. Ainda em 2021, foi encontrado no Parque das Serras do Porto um pequeno núcleo desta planta até então desconhecido. Com esta descoberta, a região do Douro Litoral passou a ter identificados cinco núcleos (Vila do Conde, Matosinhos e Vila Nova de Gaia eram as zonas onde já se conheciam).

Entre as principais ameaças à preservação da espécie está a deterioração do seu habitat, pelo aumento das atividades humanas, como a construção que se desenvolve junto do litoral. Também a utilização intensiva dos terrenos para outros fins (lazer, agricultura) e a poluição das águas são fatores que têm contribuído para a destruição dos ambientes onde vive.

Cheirolophus

Sabia que…

  • Apesar de as flores geradas pela Cheirolophus uliginosus serem de tonalidade cor-de-rosa, foi observado em Portugal, junto à Lagoa de Óbidos, um espécime albino desta planta herbácea. Considerada uma raridade, esta planta mereceu referência na obra “Sítios de Interesse Botânico de Portugal Continental”.
  • A Cheirolophus uliginosus é uma das 25 espécies do género Cheirolophus que se distribuem pelo Oeste da Região Mediterrânica (até Malta) e pela Macaronésia. Em Portugal, está identificada mais uma: Cheirolophus sempervirens.
  • O nome científico Cheirolophus uliginosus foi-lhe atribuído pelo botânico e professor checo Josef Dostál, o primeiro a descrevê-la em 1976. Até então, esta espécie tinha outra designação: Centaurea Uliginosa.
  • Cheirolophus é um dos muitos géneros da família Asteraceae, na qual podemos encontrar as margaridas, dálias ou os cardos. Nesta família, aquilo que nos parece uma única flor é na realidade um conjunto de flores (uma inflorescência), com inúmeras flores de pequeníssima dimensão. Muitas das espécies apresentam frutos com capacidade de dispersão pelo vento, como o dente-de-leão.
Cheirolophus_uliginosus
  • PLANTA

  • Género:

    Cheirolophus

  • Família:

    Asteraceae

  • Estado de conservação:

    Quase ameaçada em Portugal, segundo a Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal.

  • Habitats:

    Matos com humidade, em solos turfosos ou arenosos encharcados.

  • Distribuição:

    Trata-se de uma espécie endémica da Península Ibérica. Em Portugal pode ser observada em quase toda a faixa litoral, com influência atlântica, e nos estuários do Tejo e Sado.

  • Altura/comprimento:

    Até 2,5 m.

Como cuidamos da Cheirolophus uliginosus

Nas áreas geridas pela Navigator, é feita regularmente por amostragem a monitorização dos valores naturais, identificando-se habitats e monitorizando o seu estado de conservação e o das suas espécies. Foi durante estas atividades que foi descoberto o núcleo da Cheirolophus uliginosus no Parque das Serras do Porto.

A identificação foi feita em outubro de 2021, por uma equipa da Floradata, empresa especializada em biodiversidade, ambiente e recursos naturais que efetuava estes trabalhos numa das áreas florestais sob gestão da Navigator – a empresa gere cerca de 1500 hectares nesta Paisagem Protegida.

Esta foi a primeira vez que a Cheirolophus uliginosus foi encontrada numa zona gerida pela Navigator, juntando-se, assim, às cerca de 800 espécies e subespécies de flora já identificadas em áreas onde a empresa desenvolve atividade. Após a descoberta, as equipas que desenvolvem operações silvícolas no terreno passaram a conhecer onde se localiza este núcleo, para que ali não desenvolvam atividades que o perturbem.

Temas: