Conheça a Espécie
O mundo enigmático do lobo-ibérico
De olhar profundo e enigmático, o lobo-ibérico (Canis lupus signatus) é uma subespécie endémica da Península Ibérica e também um dos animais mais famosos da floresta. Apesar das histórias e mitos que surgiram em seu redor ao longo dos anos, que lhe conferiram um certo estatuto, atualmente encontra-se estritamente protegido em Portugal ou não estivesse em perigo de extinção.
Eucalyptus risdonii
Uma das espécies de eucalipto que vieram de outros locais do mundo, em particular da Tasmânia, o Eucalyptus risdonii, ou hortelã-pimenta-de-risdon, é hoje uma espécie ameaçada no seu local de origem. Em Portugal, há mais de 120 anos que se encontra na Quinta de São Francisco, em Eixo, Aveiro, um local para prosperar. Conheça esta árvore, uma das mais de cem espécies de eucalipto que podem ser observadas na propriedade.
As vespas e o seu contributo para a biodiversidade
Desengane-se quem julga que as vespas são todas iguais. Este grupo de insetos da ordem Hymenoptera e da subordem Apocrita, no qual se englobam ainda as abelhas e as formigas, conta com mais de 100 mil espécies identificadas, vindas de origens e famílias distintas. Conheça algumas destas espécies e a sua participação essencial no equilíbrio dos ecossistemas.
Lagarta-do-pinheiro
Chama-se lagarta-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa) e pode parecer inofensiva, mas por trás deste aspeto simpático existe perigo, tanto para humanos, como para animais e, naturalmente, para as árvores que desfolha: é uma praga cada vez mais comum no nosso país, graças às alterações climáticas.
Freixo-de-folhas-estreitas: uma árvore que pode viver mais de 200 anos
Quantas árvores têm o privilégio de dar a origem de nomes de vilas ou até mesmo fazer parte de uma lenda? O freixo-de-folhas-estreitas (Fraxinus angustifolia), além de viver mais de 200 anos, é uma dessas espécies e pode ser encontrado um pouco por todo o país.
Apoiar a sobrevivência do carvalho-de-monchique em Portugal
Conhecer a fundo uma das espécies de árvores mais rara da flora portuguesa para conseguir propagá-la, ampliando a sua presença e diversidade, é a ambição de um projeto dirigido à preservação da floresta relíquia do sudoeste português e elegeu entre as prioridades resgatar o carvalho-de-monchique. O desafio é complexo, mas urgente, pois esta espécie autóctone está “Criticamente em perigo” de extinção em Portugal.