A coruja símbolo de sabedoria e conhecimento, um animal que ocupa um lugar especial no imaginrio humano. um símbolo que nos inspira a abrir horizontes, como quem dobra a lombada de um livro, e a viajar para novos mundos e ideias. Entre as várias espécies existentes, a coruja-do-mato (Strix aluco) uma das mais emblemáticas.
“Houu huu huu” ouvimos de súbito, indetetável e misterioso por entre a escuridão. Este chamamento tão característico é composto por vocalizações graves e repetitivas que desempenham um papel importante na comunicação da coruja-do-mato (Strix aluco), nomeadamente na defesa do território e na atração de parceiros.
Pertence à família dos estrigídeos, é uma ave de rapina noturna de porte médio, podendo ser avistada na Ásia, Europa e África. É uma criatura sedentária, ou seja, não migratória, e com presença assídua em diversos espaços: cidades, jardins, florestas e matas. Alimenta-se de uma série de pequenos roedores, aves, répteis, anfíbios e tem especial apetite pelo menu de escaravelhos.