Vulnerável apesar de predador
Apesar da sua vasta distribuição, o falcão-peregrino enfrentou um declínio grave no século XX, devido ao uso de pesticidas como o DDT, que enfraquecia as cascas dos seus ovos. Esta ave de rapina é extremamente sensível aos poluentes ambientais e, por isso, é reconhecida como um “barómetro” na monitorização da contaminação ambiental e os seus efeitos na ecologia e na saúde humana.
Um estudo recente demonstrou que para aprofundar a ligação entre estas aves e o meio ambiente, é fundamental que as investigações futuras alarguem o âmbito da monitorização, abrangendo novos poluentes em desenvolvimento. De acordo com Antonio Giordano, fundador e diretor da Sbarro Health Research Organization (SHRO) e coautor do estudo, a monitorização desta espécie pode revelar informações essenciais sobre a integridade e os níveis de contaminação dos habitats onde se encontra. Giordano destaca que esta prática não só orienta ações de conservação, mas também permite investigar o impacto dos poluentes ambientais na saúde humana, conforme referido num artigo publicado no portal de divulgação científica Phys.org.
De acordo com as conclusões do estudo, “a integração dos dados da monitorização dos falcões em quadros mais amplos de saúde ambiental aumentará a nossa capacidade de detetar e mitigar os efeitos da contaminação, apoiando, em última análise, a preservação da biodiversidade, a integridade dos ecossistemas e o bem-estar humano para as gerações futuras”.
Os investigadores sugerem que, ao considerar o falcão-peregrino como um bioindicador essencial, será viável desenvolver estratégias de conservação e iniciativas de saúde pública mais eficientes. Defendem, ainda, a implementação de uma abordagem integrada de “One Health” (Uma só Saúde), que realce a interligação entre a vida selvagem, os seres humanos e a saúde ambiental. Desta forma, o falcão-peregrino poderá servir como uma fonte importante de indicadores relevantes.
O falcão-peregrino é muito mais do que um recordista de velocidade: é um exemplo de adaptação, resiliência e eficiência predatória. Um verdadeiro senhor dos ares que merece todo o nosso respeito e admiração.