O guarda-rios (Alcedo atthis) é uma das espécies mais coloridas da avifauna portuguesa. A coloração azul do seu dorso e asas e o seu ventre cor-de-laranja tornam a sua aparência inconfundível. A sua beleza faz com que seja uma das espécies mais desejadas pelos fotógrafos de natureza, em Portugal. Não obstante, a captura fotográfica deste pequeno pássaro nem sempre é fácil.
Esta ave pode ser encontrada, corriqueiramente, pousada em pequenos postes e/ou ramos secos junto a água, lugar a partir do qual pratica a caça. Podendo ser avistado por todo o Portugal Continental, o guarda-rios é mais abundante no litoral e em zonas, tendencialmente, planas, sendo raro avistá-lo a altitudes superiores aos 1000 metros.
O Alcedo atthis está distribuído pelo Norte de África e por toda a Europa, excetuando a Islândia e a Península Escandinava. As populações do Leste da Europa são migradoras e tendem a passar o inverno na Península Ibérica, França e na costa Ocidental africana, ao contrário das populações do Oeste europeu que são sedentárias ou de comportamento dispersivo.