A Anemone trifolia subsp. albida (segundo alguns autores Anemonoides trifolia subsp. albida), comummente, apelidada de anémona-dos-bosques é uma subespécie da Anemone trifolia. Pertencente à família Ranunculaceae, é endémica da Península Ibérica, e pode ser encontrada, em Portugal, nas regiões do Minho, no Litoral do Douro, nas Beiras e em Trás-os-Montes.
A anémona-dos-bosques é uma planta herbácea perene, frequentemente encontrada em florestas caducifólias (com árvores de folha caduca), onde cobre o chão com as suas flores brancas no final do inverno e inicio da primavera. Escolhe como habitats terrenos montanhosos, húmidos e pouco iluminados, como bosques de carvalhos e castanheiros e orlas de matagais.
A planta apresenta um rizoma (caule subterrâneo) horizontal e delgado de onde advêm caules aéreos frágeis que podem atingir até 20 centímetros de comprimento. As suas folhas pecioladas e de cor esverdeada, são extremamente resistentes durante os períodos da primavera e verão. Tal como as do trevo, as folhas da anémona-dos-bosques são trifoliadas (ou seja, providas de 3 folíolos).