Biogaleria

Plantas

Ervilhaca-turca: uma leguminosa viajada

Temas:

A Vicia bithynica, conhecida pelo seu nome comum ervilhaca-turca, é uma espécie leguminosa perene da família Fabaceae, caracterizada pelos seus caules trepadores, que podem atingir cerca de 60 centímetros de altura acima do solo

As folhas, dispostas alternadamente ao longo do caule, podem medir até nove centímetros de comprimento. Apresentam dois a três pares de folíolos e terminam em gavinhas ramificadas, que auxiliam na fixação e “escalada” da planta. Os seus pecíolos têm cerca de dois centímetros de comprimento e possuem, na base, uma estípula grande, ovalada e dentada.

As flores, geralmente, dispostas aos pares – embora, ocasionalmente, surjam isoladas – nascem em pedúnculos longos, com cerca de cinco centímetros, que emergem das axilas das folhas. As pétalas, de cor púrpura e branca, medem cerca de dois centímetros e apresentam uma estrutura típica das leguminosas, com dez estames e um estilete.

O fruto da ervilhaca-turca é uma vagem pubescente, semelhante ao da sua “prima” ervilha, com até cinco centímetros de comprimento e quatro e oito sementes. A espécie possui quatorze cromossomas.

Um passaporte muito carimbado

Com uma impressionante capacidade de adaptação, a ervilhaca-turca ocorre em bosques, matagais, prados calcários e campos agrícolas.

A sua distribuição estende-se por grande parte da região mediterrânica, alcançando, ainda, o Norte da Escandinávia e a Grã-Bretanha. Existem, também, populações isoladas nos Açores, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.

Em Portugal, é uma espécie autóctone no Continente e nos Açores, estando ausente no arquipélago da Madeira.

Considerada uma espécie ameaçada, a ervilhaca-turca está classificada com o estatuto de “Vulnerável” em Portugal.

Sabia que…

  • A ervilhaca-turca possui uma elevada importância ecológica e agrícola, destacando-se, entre outros aspetos, pela sua capacidade de fixar azoto atmosférico no solo, uma característica comum entre as leguminosas. Este processo contribui, significativamente, para a fertilidade dos solos, favorecendo o desenvolvimento de outras espécies vegetais e promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis.
  • O termo “bithynica” é uma referência à Bitínia, uma antiga região localizada no território da atual Turquia, o que sugere a possível origem geográfica ou a distribuição histórica da planta leguminosa.
  • Na Grâ-Bretanha, situada no limite norte da sua área de distribuição, a ervilhaca-turca ocorre, sobretudo, em arribas costeiras, zonas litorais e ao longo de antigas linhas ferroviárias.
  • Ervilhaca-turca

    Vicia bithynica

  • Planta

  • Género

    Vicia

  • Família

    Fabaceae

  • Habitat

    Ocorre, principalmente, em bosques, matagais, prados calcários e campos agrícolas.

  • Distribuição

    Pode ser encontrada ao longo do Mediterrâneo, na Grã-Bretanha e na Escandinávia. A sua presença estende-se, ainda, aos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Em Portugal, pode ser encontra em território continental e no arquipélago dos Açores.

  • Estado de Conservação

    Vulnerável, segundo critérios UICN.

  • Altura / comprimento

    Até cerca de 80 centímetros.

  • Longevidade

    Perene

Como protegemos a espécie?

Desde 2024, a espécie beneficia de medidas de proteção florestal responsável promovidas pela The Navigator Company, após ter sido identificada no âmbito de ações de monitorização da biodiversidade, conduzidas pela Floradata.

“Temos uma cartografia, na qual localizamos o ponto exato onde cada espécie foi identificada, e tomamos algumas medidas de gestão para as proteger, com especial cuidado em relação às que se encontram ameaçadas. Esse cuidado pode passar pela suspensão do uso de fitofármacos, por exemplo, ou pela suspensão das operações silvícolas em certos períodos do ano”, detalha Nuno Rico, responsável pela área de Conservação da Biodiversidade da The Navigator Company.

Temas: