A Vicia bithynica, conhecida pelo seu nome comum ervilhaca-turca, é uma espécie leguminosa perene da família Fabaceae, caracterizada pelos seus caules trepadores, que podem atingir cerca de 60 centímetros de altura acima do solo
As folhas, dispostas alternadamente ao longo do caule, podem medir até nove centímetros de comprimento. Apresentam dois a três pares de folíolos e terminam em gavinhas ramificadas, que auxiliam na fixação e “escalada” da planta. Os seus pecíolos têm cerca de dois centímetros de comprimento e possuem, na base, uma estípula grande, ovalada e dentada.
As flores, geralmente, dispostas aos pares – embora, ocasionalmente, surjam isoladas – nascem em pedúnculos longos, com cerca de cinco centímetros, que emergem das axilas das folhas. As pétalas, de cor púrpura e branca, medem cerca de dois centímetros e apresentam uma estrutura típica das leguminosas, com dez estames e um estilete.
O fruto da ervilhaca-turca é uma vagem pubescente, semelhante ao da sua “prima” ervilha, com até cinco centímetros de comprimento e quatro e oito sementes. A espécie possui quatorze cromossomas.