Flora
Buxo, dos bosques para os jardins
No limiar entre o arbusto e a pequena árvore, o buxo (Buxus sempervirens L.) é um predileto dos jardineiros, usado com fins ornamentais desde a Roma Antiga. O que talvez não saiba é que esta é uma espécie que cresce naturalmente nos leitos de cheia e vales encaixados rochosos interior Nordeste e Centro de Portugal. Tanto nos bosques como nos jardins, nutre uma relação especial com polinizadores.
Zambujo reCover: restauro ecológico no Tejo Internacional
Aumentar o valor ambiental dos habitats florestais naturais e seminaturais do Zambujo, propriedade da Navigator localizada em Idanha-a-Nova, em pleno Parque Natural do Tejo Internacional, é o objetivo traçado pela iniciativa Zambujo reCover, que vai proceder ao restauro ecológico de uma área equivalente a cerca de 150 campos de futebol.
Abeto-de-douglas: uma gigante árvore de Natal
Com uma alta e elegante copa cónica, o abeto-de-douglas (Pseudotsuga menziesii) é uma das espécies mais apelativas como árvore de Natal. Também conhecido como pinheiro-do-oregon ou pseudotsuga, é originário da costa oeste da América do Norte, região onde é uma das espécies mais procuradas para enfeitar durante as festividades natalícias.
Velhos castanheiros são refúgio para a biodiversidade
Em finais de outubro, os ouriços já começaram a cair dos castanheiros (Castanea sativa), revelando as muito ansiadas castanhas. É assim nas terras de montanha em Portugal, em especial no centro e norte, onde os velhos castanheiros dão abrigo a dezenas de espécies, entre quais plantas raras, aves de rapina e apreciados cogumelos.