Flora
Zambujo reCover: restauro ecológico no Tejo Internacional
Um eucalipto está, pela primeira vez desde que Portugal elege uma Árvore do Ano (2018), em competição pelo primeiro lugar. O eucalipto de Contige, considerado como uma das maiores árvores do país, foi nomeado pela Junta de Freguesia de Sátão, Viseu. A votação, da qual surgirá a árvore que representará Portugal no concurso internacional Tree of the Year 2023, decorre até às 23h59 de 5 de janeiro de 2023, e há muitos motivos para nele votar.
Abeto-de-douglas: uma gigante árvore de Natal
Com uma alta e elegante copa cónica, o abeto-de-douglas (Pseudotsuga menziesii) é uma das espécies mais apelativas como árvore de Natal. Também conhecido como pinheiro-do-oregon ou pseudotsuga, é originário da costa oeste da América do Norte, região onde é uma das espécies mais procuradas para enfeitar durante as festividades natalícias.
Velhos castanheiros são refúgio para a biodiversidade
Em finais de outubro, os ouriços já começaram a cair dos castanheiros (Castanea sativa), revelando as muito ansiadas castanhas. É assim nas terras de montanha em Portugal, em especial no centro e norte, onde os velhos castanheiros dão abrigo a dezenas de espécies, entre quais plantas raras, aves de rapina e apreciados cogumelos.
Identificar habitats e espécies nas florestas Navigator
A identificação de novos habitats e espécies nas florestas Navigator tem vindo a ampliar-se ano-após-ano, graças ao Programa Anual de Monitorização implementado. Saiba como é feito este trabalho que, em 2022, já permitiu identificar mais de 240 espécies de fauna e de 800 espécies e subespécies de flora, além de múltiplos habitats prioritários para a conservação.