Flora
Nogueira, uma árvore de muitas histórias
Sendo uma das árvores de fruto cultivada há mais tempo na Europa, é natural que haja tanto a dizer sobre a nogueira (Juglans regia). Além de ser bastante valorizada por proporcionar madeira de qualidade para mobiliário, o seu cultivo serve a produção das conhecidas nozes, usadas na alimentação, mas também aplicações medicinais através das suas folhas.
Cedro-do-buçaco: a espécie que partilha o nome com uma Mata Nacional
Originária do México, a espécie Cupressus lusitanica tem a particularidade de ser chamada de cedro-do-buçaco, mas também de cipestre-do-buçaco. Já a designação lusitanica deriva da sua classificação inicial ter sido feita em Portugal. Dúvidas à parte, a sua presença em Portugal é bastante proeminente, ou não fosse o ex-líbris da Mata Nacional do Bussaco, na região de Coimbra.
Eucalyptus risdonii
Uma das espécies de eucalipto que vieram de outros locais do mundo, em particular da Tasmânia, o Eucalyptus risdonii, ou hortelã-pimenta-de-risdon, é hoje uma espécie ameaçada no seu local de origem. Em Portugal, há mais de 120 anos que se encontra na Quinta de São Francisco, em Eixo, Aveiro, um local para prosperar. Conheça esta árvore, uma das mais de cem espécies de eucalipto que podem ser observadas na propriedade.
Freixo-de-folhas-estreitas: uma árvore que pode viver mais de 200 anos
Quantas árvores têm o privilégio de dar a origem de nomes de vilas ou até mesmo fazer parte de uma lenda? O freixo-de-folhas-estreitas (Fraxinus angustifolia), além de viver mais de 200 anos, é uma dessas espécies e pode ser encontrado um pouco por todo o país.
Buxo, dos bosques para os jardins
No limiar entre o arbusto e a pequena árvore, o buxo (Buxus sempervirens L.) é um predileto dos jardineiros, usado com fins ornamentais desde a Roma Antiga. O que talvez não saiba é que esta é uma espécie que cresce naturalmente nos leitos de cheia e vales encaixados rochosos interior Nordeste e Centro de Portugal. Tanto nos bosques como nos jardins, nutre uma relação especial com polinizadores.
Zambujo reCover: restauro ecológico no Tejo Internacional
Aumentar o valor ambiental dos habitats florestais naturais e seminaturais do Zambujo, propriedade da Navigator localizada em Idanha-a-Nova, em pleno Parque Natural do Tejo Internacional, é o objetivo traçado pela iniciativa Zambujo reCover, que vai proceder ao restauro ecológico de uma área equivalente a cerca de 150 campos de futebol.