Conheça o Habitat
Zambujo: a riqueza das florestas de Quercus rotundifolia
À medida que o projeto Zambujo reCover avança – referente ao restauro ecológico do Zambujo, propriedade gerida pela The Navigator Company e localizada em Idanha-a-Nova, no coração do Parque Natural do Tejo Internacional – são cada vez melhor caracterizados os habitats, bem como a fauna e a flora que lá ocorrem. Conheça um dos habitats com maior destaque: o Habitat 9340 – “Florestas de Quercus ilex e Quercus rotundifolia pt1”, um Habitat de Interesse Comunitário (HIC).
Zambujo reCover: restauro ecológico no Tejo Internacional
Aumentar o valor ambiental dos habitats florestais naturais e seminaturais do Zambujo, propriedade da Navigator localizada em Idanha-a-Nova, em pleno Parque Natural do Tejo Internacional, é o objetivo traçado pela iniciativa Zambujo reCover, que vai proceder ao restauro ecológico de uma área equivalente a cerca de 150 campos de futebol.
Charcos temporários mediterrânicos são oásis de vida
Se avistar um espelho de água num lugar inusitado – seco ou arenoso, por exemplo – é provável que seja um charco temporário. Embora a água seja uma presença efémera, ela é vital para manter os charcos temporários mediterrânicos como preciosos oásis de biodiversidade.
Velhos castanheiros são refúgio para a biodiversidade
Em finais de outubro, os ouriços já começaram a cair dos castanheiros (Castanea sativa), revelando as muito ansiadas castanhas. É assim nas terras de montanha em Portugal, em especial no centro e norte, onde os velhos castanheiros dão abrigo a dezenas de espécies, entre quais plantas raras, aves de rapina e apreciados cogumelos.