Florestas
E-DNA: um novo olhar sobre a biodiversidade
O uso do e-DNA pode transformar a forma como monitorizamos a biodiversidade a longo prazo, fornecendo uma ferramenta eficiente para avaliar o impacto das práticas de gestão florestal e de restauro ecológico. Conheça como funciona a “investigação forense” ambiental e de que forma o futuro da conservação dos ecossistemas poderá estar, em parte, ligado ao sucesso desta metodologia, que promete beneficiar tanto a natureza como a sociedade.
A jornada das sementes no reino vegetal
Como é que as plantas se propagam para garantir a sua sobrevivência? A resposta não é, de todo, imediata, pois existem muitas formas de este fenómeno ocorrer. Explore a jornada das sementes, um processo crucial para a manutenção e conservação do mundo vegetal.
Bioprodutos: a presença das árvores no nosso dia a dia
Acompanham-nos em viagens longas, completam os jardins e matas das cidades, preenchem as florestas e os mais variados habitats. As árvores são parte integrante da nossa realidade e o seu potencial é imenso. Exemplo disso mesmo são os bioprodutos, recursos sustentáveis e renováveis, que têm diversas aplicações.
A primavera nas florestas
Para muitos, época de renovação e de renascimento, um reavivar das energias e um acordar inspirador para pintores e escritores; para outros, o começo da época das alergias – assim é a primavera, de todas as estações do ano a que tem o poder de despertar a natureza, fauna e flora, com o seu abraço caloroso após um longo inverno. Venha conhecer os efeitos transformadores da primavera nas florestas e como esta é prejudicada pelas alterações climáticas.
O papel das árvores monumentais na vida da floresta e do planeta
São precisos muitos anos, por vezes séculos, para uma árvore alcançar o tamanho que lhe dá o estatuto de árvore gigante, monumental ou notável. Seja qual for a denominação escolhida, a verdade é que “a natureza sabe o que faz” quando se trata de preservar a biodiversidade dos espaços florestais e por isso mesmo há uma razão para tamanha magnificência destas espécies.
Navigator e Floradata inventariam Sudoeste Alentejano e serra de Monchique
Em pareceria com a The Navigator Company, a Floradata levou a cabo em abril de 2023 uma inventariação no Sudoeste Alentejano e na serra de Monchique. Com o objetivo de confirmar os dados previamente recolhidos, mas também atentas à possível ocorrência de novas espécies faunísticas e florísticas que possam estar ameaçadas, a partir das conclusões desta inventariação nascerão novas medidas concretas para a sua preservação.