Mamíferos
Espinhoso, mas com muito estilo
Com orelhas redondas e nariz curioso, o ouriço-cacheiro adora vaguear à procura de um bom petisco. Também conhecido como ouriço-terrestre, o Erinaceus europaeus é um mamífero coberto de espinhos, mas inofensivo, apenas se protege quando é ameaçado. Conheça melhor este amoroso notívago, que acumula gordura no outono e hiberna no inverno.
O acrobata felpudo das florestas nacionais
Se alguma vez passeou pelas florestas do norte e centro de Portugal e pensou ter visto um vulto ruivo a saltar entre os ramos, não estava enganado. O protagonista dessa cena cheia de destreza e cor é o nosso esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris), um habitante encantador e ágil dos bosques nacionais. Venha conhecê-lo melhor.
Entre manchas e hastes: eis o gamo português
De pelagem sarapintada e porte elegante, o gamo (Dama dama) é um mamífero ruminante semelhante ao veado. É muito adaptável, conseguindo sobreviver numa ampla gama de habitats, porém é raro encontrá-lo em estado selvagem. Saiba mais sobre este mamífero e o seu papel na biodiversidade nacional.
Coelho-bravo: a espécie basilar da biodiversidade nacional
O coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) é uma espécie emblemática das nossas florestas. Apesar de reconhecido pela sua presença histórica e importância ecológica, este pequeno mamífero encontra-se, hoje, em perigo de extinção. Descubra esta espécie e os seus múltiplos papéis na dinâmica e manutenção da biodiversidade dos ecossistemas ibéricos.
Sacarrabos: conheça o “rato dos faraós”
Com uma surpreendente pegada histórica, os sacarrabos (Herpestes ichneumon) são personagens figurantes em contos de faraós e terão acompanhado os árabes e romanos em muitas das suas jornadas. Este mamífero carnívoro pode ser encontrado de norte (ainda que ocorra em menor abudância) a sul de Portugal, distinguindo-se pela sua velocidade e caráter oportunista. Conheça melhor a espécie que ficou conhecida como “o rato dos faraós” e que pode ser encontrada, entre outros locais, na Herdade do Zambujo.
Corço: o menor cervídeo de Portugal e da Europa
Pertencente à família Cervidae, o corço (Capreolus capreolus) é o menor dos cervídeos europeus e um dos habitantes das propriedades sob gestão florestal responsável da The Navigator Company, sobretudo na zona da Malcata, Pampilhosa, Góis, Mogadouro e Zambujo. Entre tudo o que o caracteriza, destacamos a particularidade de, no final do cio e com a diminuição da territorialidade, os machos começarem a perder as suas hastes e a ficar mais tolerantes entre si, formando assim grupos.