Mamíferos
Veados na Serra da Lousã: uma reintrodução exemplar
Na década de 1990, os veados estavam extintos no interior centro de Portugal. Em 2022, esta região conta com uma população de mais de três mil Cervus elaphus. Nos bastidores da mudança esteve o programa de reintrodução de veados na Serra da Lousã, que o biólogo Carlos Fonseca integrou desde o primeiro momento.
Da fotoarmadilhagem às redes de neblina
Como sabemos quais as espécies que temos em Portugal, em que regiões se encontram e qual a sua abundância? Conhecer esta informação com 100% de detalhe em todo o território é missão impossível, mas há várias abordagens e equipamentos que ajudam a identificar que espécies ocorrem em determinadas áreas de amostragem. Conheça alguns exemplos usados para detetar mamíferos, da fotoarmadilhagem às redes de neblina.
Texugo
O seu médio porte pode ser semelhante ao de um canídeo, mas a sua cabeça branca, pintada por duas listas pretas – desde a ponta do focinho até às orelhas –, não engana: trata-se de um texugo (Meles meles). Se, ainda assim, restarem dúvidas, a cauda curta e branca é também uma característica distintiva desta espécie que existe naturalmente em Portugal e pela Europa.
Boas e menos boas notícias no Livro Vermelho dos Mamíferos
No último trimestre de 2022 será possível conhecer melhor o estado de conservação e o estatuto de ameaça de perto de oito dezenas de mamíferos terrestres e marinhos naturalmente presentes no nosso território, graças ao novo Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental.