Biohistórias

Overview

Qual a importância da biodiversidade?

Na natureza, todos as formas de vida desempenham funções que contribuem para o equilíbrio dos ecossistemas e para a continuidade de ciclos vitais que, muitas vezes, damos como adquiridos. A manutenção e regulação destes equilíbrios explica, só por si, a importância da biodiversidade.

A diversidade biológica influencia diretamente os ciclos que sustêm a vida no planeta – ciclos biogeoquímicos, como o da água, carbono, oxigénio ou azoto – e para compreender a importância da biodiversidade nada melhor do que percebermos que dependemos dela para obter quase tudo, desde o ar que respiramos à água que bebemos.

A importância da biodiversidade é evidente na vertente ecológica ou ambiental, uma vez que o seu contributo é essencial para regular e manter muitos dos serviços naturais – os chamados serviços do ecossistema – que incluem, entre outros, o sequestro de carbono e a regulação do clima, a formação e conservação do solo, a filtragem do ar, o controlo de pragas e doenças e a redução do impacte das catástrofes naturais.

Essencial à vida na Terra, a biodiversidade tem grande influência em muitas outras áreas das nossas vidas, a exemplo da economia e saúde:

  • Na vertente económica, dependemos desta diversidade para obter desde matérias-primas a alimentos, já que muita da atividade produtiva que nos sustenta depende da renovação de recursos naturais. As estimativas do Fórum Económico Mundial apontam para que mais de metade do produto interno bruto mundial (PIB) – ou seja, metade da riqueza produzida globalmente, o que corresponde a 40 biliões de euros – esteja dependente da natureza. A perda da biodiversidade torna-se, assim, um tema central para a vida das empresas, com impactos que se estendem às suas operações e cadeias de abastecimento.
  • Também a nossa saúde está dependente da diversidade biológica, já que muitos medicamentos incorporam princípios ativos derivados de plantas e microrganismos, com inúmeras substâncias com interesse farmacológico descobertas todos os anos. Por outro lado, estudos científicos apontam para que as perturbações em habitats e suas espécies – deslocações de espécies provocadas pela desflorestação e pelo impacto das alterações climáticas, por exemplo – estejam associadas a surtos de doenças infeciosas, como é o caso do Ébola ou do Zika. Esta é, inclusive, uma hipótese apontada para a passagem do SARS-CoV-2 para os humanos.

Com a redução de biodiversidade corremos, todos os dias, o risco de perder, sem saber, produtos e serviços que poderiam constituir um enorme benefício para a nossa saúde e nutrição – para nossa vida.

interior-biodiversidade

Todas as espécies importam: saiba porquê

Quando se fala da importância da biodiversidade, todas as formas de vida contam, mesmo aquelas que desconhecemos ou que nem sempre merecem a nossa simpatia. Porquê? Porque todas as formas de vida naturalmente presentes num determinado ecossistema têm valor intrínseco e desempenham funções que nos recordam a importância da biodiversidade. Conheça alguns exemplos:

  • Parte dos micróbios e fungos que vivem na terra são decompositores. Sem eles, toda a matéria orgânica permaneceria intacta, para sempre sobre o solo. Ao decomporem a matéria orgânica em mineral, estes seres fixam e libertam nutrientes. Parte destes nutrientes vão alimentar outros organismos vivos, incluindo as plantas que, por sua vez, proporcionam habitat e alimento aos animais.
  • Árvores e plantas contribuem também para a continuidade do ciclo da água e para a disponibilidade de água potável. Por exemplo, através da transpiração e evaporação (evapotranspiração), devolvem água à atmosfera, o que influencia o clima (baixando a temperatura e regulando os padrões de chuva), e as suas raízes promovem a infiltração para as reservas subterrâneas.
  • As espécies polinizadoras, que incluem abelhas, vespas e escaravelhos, entre outros animais, apoiam a polinização de 75% das culturas agrícolas. A sua extinção teria consequências dramáticas na produção de alimentos.

Biodiversidade e sustentabilidade

Há milénios que a humanidade recorre à natureza para se alimentar, aquecer, construir abrigos e até aliviar a dor, mas a importância da biodiversidade para manter o equilíbrio dos sistemas naturais que providenciam estes bens nunca foi tão evidente.

A utilização de diferentes espécies pelo valor e utilidade que proporcionam é tão antiga como a humanidade, mas quando se retira da natureza sem voltar a repor, caminha-se para a extinção de espécies e a exaustão de recursos. Reconhecer a importância da biodiversidade significa encará-la como um elo estrutural da sustentabilidade, que é preciso manter para que os ciclos da natureza possam renovar-se continuamente.

As práticas aplicadas nas florestas Navigator integram esta visão, conciliando plantações destinadas à produção e áreas de conservação. Sob gestão integrada e sustentável, estas duas vertentes conciliam bens e serviços do ecossistema: matérias-primas que dinamizam a atividade produtiva e o emprego (fibra e madeira, por exemplo) e serviços de regulação, provisionamento e manutenção dos quais depende a espécie humana.

biodiversidade

Temas: