Ciência
Projeto WildForests estuda mamíferos em florestas plantadas
As áreas protegidas no mundo são importantes para travar a perda de biodiversidade, mas para a conservar é necessário olhar também para as áreas alteradas pela ação humana e perceber como reduzir os impactos das nossas atividades na vida das outras espécies. Foi este o ponto de partida do projeto científico WildForests, centrado na presença de mamíferos em florestas plantadas com eucalipto.
Biodiversidade nas florestas: muito além do nosso olhar
A maior parte da vida terrestre encontra-se nas florestas, lembra o relatório “Estado da Floresta no Mundo 2022”, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que recorda também: a biodiversidade nas florestas é a mais vasta, não apenas em relação à diversidade de espécies, mas também à variedade genética e de ecossistemas.
Pólen, vento, alergias e biodiversidade: qual a relação?
Espirros, lágrimas, nariz congestionado, dor de cabeça… Estas são algumas das reações alérgicas mais comuns ao pólen. Apesar do incómodo que causa, ele é essencial à biodiversidade e sem os milhares de partículas que, em especial, na primavera, são transportadas pelo vento, a continuidade de uma boa parte das espécies de flora estaria em risco.