Fêmeas: solitárias, mas bem acompanhadas
No que toca aos cuidados parentais, o ouriço-cacheiro é também um solitário. Após o ritual de acasalamento, que ocorre entre abril e agosto, é a fêmea que assume a responsabilidade de cuidar das crias. A gestação dura cerca de 30 a 40 dias e as ninhadas têm habitualmente entre 2 a 10 crias, podendo ocorrer até duas vezes por ano. O desmame acontece passadas 4 a 6 semanas do nascimento, e os juvenis abandonam a toca passados 22 dias.
É uma espécie poligâmica; após a cópula, o macho abandona a fêmea para procurar outras parceiras, e a fêmea é livre de acasalar com outros machos.
Para criar as suas crias e hibernar durante os meses mais frios, constroem ninhos com gramíneas e folhas em tocas, conhecidos como hibernaculum.
Voraz apetite noturno
O ouriço-cacheiro é um animal insetívoro, essencialmente noturno e solitário, passando os seus dias a descansar em tocas ou abrigos improvisados entre folhas e raízes. Ao cair da noite, torna-se um explorador curioso, percorrendo vários quilómetros em busca de alimento. Apesar de não ser territorial, o seu território é bastante extenso para o seu tamanho, variando entre 5 e 40 hectares, consoante a escassez ou abundância de alimento.
Embora, a dieta seja predominantemente insetívora, o Erinaceus europaeus é um verdadeiro “gourmet oportunista”. Para além de insetos, aranhas e minhocas, não rejeita caracóis, pequenos répteis, frutas caídas, cogumelos e até restos de comida humana, se os encontrar. Este apetite variado e voraz faz do ouriço-cacheiro um importante controlador de pragas nos ecossistemas onde habita, sendo um verdadeiro aliado dos agricultores e jardineiros.
É um símbolo de resiliência e adaptação, capaz de sobreviver em ambientes variados e de se proteger com os seus métodos de defesa refinados. Respeitar e proteger este pequeno mamífero é essencial para manter a biodiversidade e o equilíbrio dos nossos ecossistemas. Afinal, o simpático ouriço-cacheiro, com o seu ar tímido e passos silenciosos, é um verdadeiro tesouro da fauna nacional.