Biogaleria

Conheça a Espécie

Eucalyptus risdonii

Uma das espécies de eucalipto que vieram de outros locais do mundo, em particular da Tasmânia, o Eucalyptus risdonii, ou hortelã-pimenta-de-risdon, é hoje uma espécie ameaçada no seu local de origem. Em Portugal, há mais de 120 anos que se encontra na Quinta de São Francisco, em Eixo, Aveiro, um local para prosperar. Conheça esta árvore, uma das mais de cem espécies de eucalipto que podem ser observadas na propriedade.

Na Quinta de São Francisco, em Aveiro, na fronteira entre o clima mediterrânico e atlântico e em solos aluvionares e areníticos, reúnem-se as condições ideais para que não só este eucalipto, mas muitas outras espécies ocorram e cresçam até formar árvores de grande porte. Mais de cem das quase 300 espécies de árvores e arbustos encontrados na propriedade são precisamente eucaliptos, que conferem à quinta um aroma característico e inconfundível. Aliás, o Eucalyptus risdonii pertence à secção Aromática, que inclui espécies de eucalipto cujas folhas cheiram a hortelã-pimenta e na qual se englobam igualmente o Eucalyptus amygdalina, o Eucalyptus tenuiramis, o Eucalyptus nitida e o Eucalyptus elata.

Trata-se de uma espécie endémica da ilha da Tasmânia (Austrália), mais propriamente de Risdon, nome da localidade de onde deriva o seu nome científico. Ocorre em condições muito específicas, incluindo encostas de falésias de pequenas colinas, em solos esqueléticos (ou seja, em que a camada de solo é reduzida ou compactada) ou argilosos. A população em decréscimo, originada pela expansão da área urbana, faz com que seja considerada espécie Vulnerável (VU) pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). É também uma espécie protegida por lei pelo país, segundo o decreto Threatened Species Protection Act 1995.

Espécie de grande beleza e que é facilmente identificável graças à sua localização preferida – as encostas – e pela copa esverdeada, cor conferidas pelas folhas jovens, que começam por ser azul-acinzentadas, de forma ovada; na fase adulta, são persistentes e alternas, de cor verde-esbatida, com um formato lanceolado (isto é, em forma de lança) e medindo até 10 centímetros de comprimento e dois de largura. Os frutos formam inflorescência axilares e solitárias, com 9 a 15 botões e as flores são apétalas, tendo apenas estames brancos. Em Portugal, a floração ocorre entre abril e julho, atraindo muitíssimos polinizadores nativos, num exemplo de como algumas espécies exóticas podem beneficiar as espécies nativas. O tronco veste-se de uma casca lisa, caduca em tiras irregulares, de cores que variam entre o cinzento-claro, o amarelo, o branco e o creme.

Em Portugal, o Eucalyptus risdonii só pode ser encontrado na Quinta de São Francisco, onde é comum, sobretudo a sudeste da propriedade. Apesar de ser uma espécie de pequeno porte, com uma altura que usualmente não ultrapassa os oito metros, existem exemplares centenários com 27,5 metros de altura e cerca de 30 centímetros de diâmetro à altura de peito (DAP).

Sabia que o Eucalyptus risdonii…

. Foi o botânico britânico Joseph Dalton Hooker quem descreveu pela primeira vez a espécie no London Journal of Botany. Corria o ano de 1847.

. O Eucalyptus risdonii é uma espécie que não dá origem a subprodutos, quer pela sua pequena dimensão, quer pela sua raridade. Pelo seu valor ornamental, os exemplares cultivados podem ser usados em arranjos florais.

. Tanto o Eucalyptus globulus subsp. globulus, a espécie de eucalipto mais plantada, em Portugal, como o Eucalyptus risdonii e outras 20 espécies partilham a mesma origem, a Tasmânia, muitas delas endémicas. Por esta razão são por vezes genericamente chamadas de eucaliptos-da-tasmânia, o que torna a sua distinção apenas possível através do nome científico.

  • Hortelã-pimenta-de-risdon

    Eucalyptus risdonii

  • Planta

  • Género:

    Eucalyptus

  • Família:

    Myrtaceae

  • Estatuto de conservação:

    Espécie considerada Vulnerável (VU) pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.

  • Habitat:

    Florestas de solo arenoso.

  • Distribuição:

    Tasmânia.

  • Altura/comprimento

    Usualmente até 8 metros.

  • Longevidade:

    70 anos.

Como cuidamos desta espécie?

À semelhança de outras espécies, nativas e exóticas, E. risdonii beneficia de proteção dentro da Quinta de São Francisco, através das medidas de gestão de combustíveis, que contribuem significativamente para a redução do risco de incêndios florestais. Beneficia ainda do controlo de espécies de flora invasoras, como as acácias (Acacia spp.) e ainda de podas fitossanitárias e de manutenção, à semelhança do que acontece com outros exemplares centenários ali presentes.

Temas: