A identificação de novos habitats e espécies nas florestas Navigator tem vindo a ampliar-se ano após ano, graças ao Programa Anual de Monitorização implementado. Saiba como é feito este trabalho que, até 2022, já permitiu identificar mais de 240 espécies de fauna e de 850 espécies e subespécies de flora, além de múltiplos habitats prioritários para a conservação.
Na impossibilidade de perscrutar todo o território à procura dos animais e plantas que por lá se encontram, a identificação de habitats e espécies nas florestas Navigator é feita por amostragem, técnica comum à maioria dos estudos e levantamentos sobre biodiversidade e espécies ameaçadas, como as Listas Vermelhas ou Livros Vermelhos.
Nos cerca de 105 mil hectares de floresta da empresa em Portugal, a primeira etapa do Programa de Monitorização começa com a definição das áreas de amostragem, ou seja, das áreas que têm maior potencial em termos de valores naturais e que são, por isso, prioritárias para a amostragem anual.
Para selecionar estas áreas, é feita uma avaliação dos seus valores naturais com base em mapas de ocupação de solo. As áreas de vegetação natural são, à partida, as elegíveis e maior prioridade é dada às zonas florestais da Navigator que estão integradas no Sistema Nacional de Áreas Classificadas (como as da Rede Natura 2000, por exemplo), e a outras áreas onde estejam identificados (ou existam potencialmente) habitats protegidos, espécies de fauna ameaçadas ou espécies de flora RELAPE – Raras, Endémicas, Localizadas, Ameaçadas ou em Perigo de Extinção.
A avaliação das áreas de amostragem, com a identificação dos valores naturais nelas presentes, é a etapa seguinte. O trabalho de campo é desenvolvido por parceiros externos – equipas de investigadores ou empresas especializadas -, segundo o método de Avaliação Rápida de Biodiversidade (ARB), abordagem reconhecida pelas Convenções para a Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas e RAMSAR por gerar resultados fiáveis e úteis para a conservação ecológica em áreas vastas e num período de tempo relativamente curto.